PRAIA: QUAIS SÃO OS CUIDADOS COM O BEBÊ?

Assim como no inverno é comum as crianças apresentarem infecções respiratórias , no verão são as gastroenterites que mais assustam os pais.
Mas por que as viroses acontecem tanto na praia durante o verão?
Durante o verão a população das regiões praianas aumenta consideravelmente por causa dos turistas, isso acaba por saturar o sistema sanitário e consequentemente facilita a transmissão das viroses.
Além, o calor facilita a proliferação de algumas bactérias e vírus. Assim o número de gastroenterites aumenta no verão.
O que fazer?
1) Prevenção:
• Orientar hábitos de higiene , como lavar bem as mãos, lavar os alimentos, ingerir apenas água filtrada são medidas profiláticas que auxiliam no combate as gastroenterites.
• Alertar sobre cuidados ao conservar alimentos como carnes, laticínios, frutas e verduras.
2) Cuidados:
• A diarreia aguda costuma ser autolimitada tendo duração em torno de 7 dias e a principal medida a ser tomada é a reidratação oral da criança.
• Não utilizar antiespasmóticos, pois a diarreia faz parte da tentativa do organismo de eliminar o agente agressor. As drogas inibidoras de motilidade (antiespasmóticas) por aumentarem o tempo de transito intestinal representam riscos aos pacientes, principalmente se infectados com agentes enteroinvasivos ou enterotoxigênicos.
• O tratamento com antimicrobianos também deve ser evitado na gastroenterite aguda de etiologia desconhecida por promover alterações na microbiota intestinal, podendo selecionar uma população bacteriana resistente.
Para mais informações acesse : Manejo do paciente com diarreia http://bvsms.saude.gov.br/…/manejo_paciente_diarreia_cartaz… Gastroenterite aguda http://repositorio.chporto.pt/…/10…/698/1/v19n2artGastro.pdf Diarreia aguda: manejo baseado em evidências
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572015000800005#B13